Serviços de manutenção predial essenciais: Um guia para a preservação e segurança de edifícios
- solangecostalopesa
- 19 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
Com que frequência devem ser realizados serviços de manutenção nos condomínios de edifícios? É fundamental que o síndico e a administração do condomínio estejam atentos à frequência com que cada um dos equipamentos do condomínio devem receber cuidados. Confira a seguir algumas orientações sobre isso:
Extintores
Os extintores com carga de água ou pó químico devem ser inspecionados anualmente para determinar o nível de manutenção pelo qual o extintor deverá passar.
Os extintores com carga de CO2 (Dióxido de Carbono) devem ser inspecionados a cada 6 meses para verificar se houve perda da carga. Se a perda da carga for superior a 10%, o extintor deverá ser recarregado.
A cada 5 anos, deverá ser realizado o ensaio hidrostático nos cilindros dos extintores.
Limpeza da caixa d'água
Deve ser feita duas vezes por ano e de preferência por um profissional ou empresa especializada no serviço. Na limpeza da caixa d'água, devem ser observados os seguintes aspectos:
Estrutura externa do reservatório de água;
Escovação das paredes internas e da tampa;
Remoção do lodo, manchas e sujeira em geral
Inspeção predial
Desde 21 de maio de 2020, está em vigor a Norma técnica ABNT NBR 16747. Intitulada “Inspeção Predial
A NBR 16747 não define a periodicidade das inspeções, mas no geral, é recomendável seguir ao seguinte:
Condomínios e edifícios até 15 anos de existência: inspeção predial a cada 5 anos; e se em local de grande impacto do meio ambiente, como praias por exemplo, 3 anos.
Condomínios e edifícios entre 15 e 30 anos de existência: o ideal é realizar a inspeção predial a cada 2 anos.
Condomínios e edifícios com mais de 30 anos de existência: inspeção predial anualmente.
Elevadores
A manutenção preventiva de elevadores deve ser feita uma vez por mês e pode ser realizada pelo fabricante do equipamento ou por outra empresa especializada. Além da manutenção mensal, completados 15 anos do equipamento, é recomendável realizar um serviço de reestruturação mais completo, o que inclui a troca de peças desgastadas.
Dedetização
A dedetização do condomínio serve para afastar pragas e insetos e deve ser feita por empresa especializada duas vezes ao ano e com aviso prévio aos condôminos. Eles também devem ser informados sobre os cuidados que devem ter durante o serviço.
Realizar essas manutenções de forma sistemática e com frequência adequada é essencial para evitar problemas maiores, garantir a segurança dos ocupantes e preservar o valor do imóvel.
✍🏻 Solange Costa Lopes - CRECI 47764
🏠 Corretora de imóveis
☎️ (33) 99952-2409






Comentários