Certificação Digital: O condomínio precisa do certificado?
- solangecostalopesa
- 17 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
A certificação digital é uma ferramenta que funciona como uma identidade virtual e que permite a identificação segura e inequívoca do autor. Com validade jurídica, garante autenticidade, confidencialidade e integridade às transações realizadas nos meios eletrônicos. Sendo assim, para todas as transmissões é necessário o certificado.
Certificação Digital para Condomínios:
Para a emissão do certificado digital para o condomínio, é necessário:
Ata de eleição do síndico, registrada em cartório. Observar se o mandato está em dia;
Convenção do condomínio original e de inteiro teor, ou seja a convenção completa.
Deverá estar registrada junto ao cartório de imóveis (pode ser cópia autenticada);
Documento válido do síndico: RG e CPF OU CNH ou CARTEIRA FUNCIONAL;
Estatuto original registrado (para associações).
A transmissão das obrigações sociais enviadas a Receita Federal, Ministério do Trabalho e Caixa Econômica Federal, são realizadas com a utilização do certificado, bem como acesso ao DECORT BH do Município, o eSocial, informações relacionadas aos funcionários e ao profissional autônomo.
Em resumo, a decisão de obter certificação digital para um condomínio deve ser baseada em uma avaliação cuidadosa das necessidades específicas do condomínio, das leis e regulamentações aplicáveis e das práticas recomendadas para segurança e eficiência administrativa. É sempre aconselhável consultar um profissional qualificado, como um advogado especializado em direito condominial ou um contador, para orientação específica sobre essa questão.
✍🏻 Solange Costa Lopes - CRECI 47764
🏠 Corretora de imóveis
☎️ (33) 99952-2409






Comentários