Aluguel com intenção de compra: O que é e quais são as suas vantagens?
- solangecostalopesa
- 13 de ago. de 2024
- 2 min de leitura
O aluguel com intenção de compra é uma modalidade que vem crescendo no Brasil. Ela permite que o locatário tenha direito de fazer a aquisição do bem no final da vigência do contrato. Por isso, é uma boa opção para quem deseja se organizar financeiramente.
Uma vantagem dessa modalidade é que o valor pago mensalmente pode ser abatido do valor final do imóvel. Assim, não há perda das parcelas mensais já quitadas. Por outro lado, se não exercer o direito, a quantia paga continua sendo do proprietário.
Conheça os benefícios envolvidos na modalidade:
Possibilidade de testar o imóve: Como você mora no lugar antes de optar pela compra, faz uma espécie de test drive. Com isso, sabe o que gosta, quais são os problemas e todos os prós e contras. Assim, fica mais fácil tomar uma decisão e ter qualidade de vida.
Acúmulo de crédito para a compra: Os valores já pagos a título de locação servem como créditos para a compra do imóvel. Ou seja, tudo que foi quitado, mensalmente, é abatido do preço do bem, facilitando a aquisição.
Flexibilidade e tempo para decisão: Como o contrato oferece o direito de alugar para depois comprar, ele se torna mais flexível. Afinal, é apenas uma possibilidade, não uma obrigatoriedade. Assim, há um tempo maior para tomar a decisão, o que gera mais tranquilidade na hora de fazer essa escolha.
Menor comprometimento financeiro inicial: Ao optar pelo aluguel com possibilidade de compra, você tem a chance de organizar a parte financeira antes de optar pela aquisição. Ao mesmo tempo, os pagamentos mensais realizados são abatidos do preço do bem.
Assim, há um comprometimento financeiro inicial menor, porque você já teria que pagar o aluguel de toda forma. Na hora de comprar, terá esse desconto, o que se torna um benefício.
Quais cuidados são necessários ao firmar aluguel com intenção de compra?
Os cuidados necessários ao firmar aluguel com intenção de compra envolvem ter a previsão desse direito de aquisição, o valor da venda e o prazo para tomar a decisão. Ainda é importante constar a forma de pagamento. Outros detalhes relevantes são:
Avalie todos os critérios do local para saber se eles atendem ao que você busca. Dessa forma, você tomará a decisão certa sobre alugar para depois comprar;
Confira se os valores pagos com o aluguel serão abatidos do preço do imóvel, no caso da aquisição;
Veja qual é o índice de reajuste utilizado durante o prazo de vigência da locação;
Verifique se os reajustes também contarão no abatimento do preço do imóvel. Há casos em que somente a parcela inicial é considerada;
Analise qual será o valor a mais cobrado pela locação devido à possibilidade de compra. A média é de 0,8% do preço do imóvel;
Leia todas as cláusulas contratuais, inclusive quem vai pagar IPTU e outras taxas;
Tenha certeza de que está descrita a possibilidade de compra. Isso porque, em caso de falecimento do proprietário do imóvel, os herdeiros podem questionar o contrato.
Solange Costa Lopes - CRECI 47764
Corretora de imóveis
(33) 99952-2409






Comentários